segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Uruguai Adota um Novo Tipo de Alimentação nas Escolas

 Comida lixo ADEUS , bebidas e crianças obesas. Na escola e na faculdade  quiosques  agora vendem  apenas alimentos saudáveis ​​a partir de março.  Desde março, cantinas de escolas e faculdades não terão Refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outros alimentos considerados prejudiciais à saúde. O Ministério da Saúde Pública Uruguaio decidiu vender apenas alimentos ​​e bebidas Saudáveis . Suco com 100% de fruta, bolos feitos com óleo (sem manteiga ou margarina ) , sobremesas à base de leite (mas com um máximo de 12,2 gramas de açúcar por 100 ml) , frutas e cereais. Estes são alguns autorizados para a venda de alimentos em instituições de ensino. E , visto isto, o fato de que a aparência dos quiosques de mudar radicalmente a partir de 2014 . A regra será estendido para alimentos  ou suplemento de alimentos que serão entregues às escolas em geral. Também empresas próximas controlaria . "Este projeto é um ponto de partida para uma maior reflexão ", disse que as autoridades de saúde.

Promoção de hábitos alimentares saudáveis                                                                                

O N ° 19.140 lei, que dispõe sobre a proteção " de crianças e adolescentes que frequentam a escola e estudantes do ensino médio , instituições públicas e privadas, através da promoção de hábitos alimentares saudáveis ​​", foi proposto pelo deputado Javier García , eleito o no ano passado e ainda não regulamentada. No entanto, como será implementada a partir de março, quando o ano letivo começar.

O Ministério da Saúde Pública ( MOPH ), juntamente com o Ministério da Educação e Cultura ( MEC) e pela Administração Nacional de Educação Pública ( ANEP ), desenvolveu a lista de alimentos adequados para vender nas instituições de ensino . O diretor-geral da Saúde  Marlene Sica  disse ao El País que as reuniões com a Câmara de Indústria também está mantido, e que " todas as partes " apoiar a implementação da nova lei .

A lista, que concordou em El País , que, embora não definitiva tem diretrizes gerais para a versão final, é separado em três grupos: um de " alimentos e bebidas naturais ou minimamente processados, " outros " alimentos processados ​​embalados cumprimento dos limites em termos de conteúdo de calorias e nutrientes "e um" embalado no ponto de venda preparativos " .

"Isso não está olhando para limitar as coisas vendidas , mas para estabelecer como e em que quantidades . Cantinas não ser capaz de vender mais de certos produtos, como refrigerantes e lanches, mas , obviamente, ele vai ser um transitoriedade a lesão não é gerado econômico ", disse Sica . Diretor de Saúde também observou que uma avaliação será nas escolas, geralmente duplo turno, sendo bandejas de alimentos são entregues aos alunos, para fornecer menus que atendam as diretrizes estabelecidas pela lei.

Além disso, saleiros também desaparecem cantinas das escolas e também ter a possibilidade de adicionar os alunos para condimentos e pratos são preparados . Como para as crianças e adolescentes para ir com um lanche ou almoço de casa , os pais serão convidados , embora sem obrigação de não trazer esses centros alimentos que são proibidos. " Ele também irá encorajar dias de frutas ou outros alimentos saudáveis ​​", disse Sica .

Uma alimentação saudável

O projeto MSP , 19.140 de acordo com a lei, não só inclui a proibição da venda de determinados alimentos em cantinas de escolas e faculdades , mas também estabelece um plano para a promoção de boas práticas alimentares. Este será composto de publicidade em vários meios de comunicação e na entrega de um folheto para todos os alunos.

Sica disse também que as medidas a serem implementadas cantinas controladoria cumprir as disposições do Ministério . Por um lado , prever que os diretores dos centros de fazer um levantamento do que é vendido. Inspeções também serão realizados a partir do MSP , e espera-se que as empresas que vendem os produtos proibidos não são vendidos na cantina . "De qualquer forma , nós não queremos punir, mas para aumentar a conscientização ", comentou o diretor de Saúde .

Figuras

26,6% são jovens uruguaios antigos estudantes do ensino médio que estão com sobrepeso , de acordo com a Segunda Pesquisa Mundial de Saúde do Adolescente , de 2012. 28,6% são do sexo masculino em estudantes do ensino médio que estão acima do peso , de acordo com a mesma pesquisa, em meninas , enquanto que este número cai para 24,9% .

Perto lojas seria controlada

" Há uma grande preocupação que temos eo que vai acontecer com aqueles que têm rostos escolas locais. Fora do quadro regulamentar ( Lei n º 19.140 ainda não regulamentada ) , estamos trabalhando para isso para encontrar uma solução ", disse o El País o director-geral da Saúde, Ministério da Saúde Pública (MPH ) , Marlene Sica .

O funcionário expressou sua preocupação com todas as instalações que estão nas proximidades de escolas e faculdades e, obviamente, continuar a vender produtos como refrigerantes, lanches e alfajores , que são proibidos nas cantinas das escolas .

" É uma maneira de definir uma distância " aventurou Sica . Mas, eu consultado pelo El País disse que ainda não sabe como fazer isso tendo em conta, por exemplo , a existência de supermercados perto de escolas e faculdades. "Nós ainda estamos trabalhando nisso , discuti-lo . Lei é um ponto de partida para uma maior reflexão ", disse Sica .

Fonte: EL PAÌS

Nenhum comentário:

Postar um comentário